sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Regras - Subida à 1ª divisão

Após as últimas alterações efetuadas pela FPTM, deixo aqui o esquema-resumo relativo ao processo de apuramento de subida à 1ª Divisão Nacional de Ténis de Mesa.

Existem 7 séries com um total de 63 equipas. Apenas o 1º classificado da série 7 (Ilhas) disputará o acesso à subida. Das restantes séries, poderão disputar o acesso direto à subida de divisão os dois primeiros classificados e os dois melhores 3º classificados. Os restantes quatro 3º classificados defrontam-se, apurando-se destes, dois para a 2ªfase.

1ª Fase:

Os primeiros classificados disputam um mapa de apuramento, sendo o vencedor diretamente promovido à 1ª Divisão Nacional. Se se tratar de uma equipa B, o vencido integra a 2ª Fase passando esta a apurar os 2 primeiros que não sejam equipas B.

2ª Fase:

Esta fase terá várias etapas:

1- Jogarão os dois melhores 3º classificados com os dois 3º pré-apurados (4 restantes apuram 2) e os seis 2º classificados, totalizando 10 equipas. Não se podem defrontar equipas da mesma série.
Apuram-se 5 equipas para a fase seguinte.

2 - Nesta fase, jogam os 5 apurados da fase anterior e os 3 primeiros derrotados da 1ª Fase.
Apuram-se 4 equipas para a fase seguinte.

3 - Às 4 equipas anteriormente apuradas juntam-se as 2 equipas eliminadas na segunda ronda da 1ª Fase.
Apuram-se 3 equipas.

4 - Estas 3 equipas, com a equipa finalista vencida, disputam a última fase ganhando o direito à subida o 1º classificado e o 2º o direito de jogar um play-off com o 8º classificado da 1ª Divisão.

Os direitos vão descendo se se intrometerem equipas B.

Em relação à fase de manutenção, integrará as 3 últimas classificadas de cada série.

Este post teve a colaboração de Manuel Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário